Gestão de valores dentro do núcleo familiar

A Limeprime acredita que pelo enfoque sociológico a família é um grupo que reúne indivíduos consanguíneos e agregados que vão formando uma identidade comum. Embora muitas vezes unidos, seus componentes tem interesses e objetivos de vida individuais. E isso cria reivindicações particulares ao patrimônio e aos bens comuns. Unidos através do sangue, casamento ou adoção, como grupo e com interesses diferentes, se faz necessário para o bem de todos, um controle que vise preservar e até ampliar esse patrimônio.

A família não é um grupo de investimento. Seus componentes não "escolheram" se tornar parte da dela e muitas vezes os bens comuns não são facilmente divisíveis. Contudo, precisam ser administrados de maneira equilibrada, profissional e isenta, dando a todos os participantes a real sensação de segurança e prosperidade.
Essa forma de administração familiar, por nossa visão, implica em ir além da maximização da riqueza financeira, pois preserva outros aspectos familiares fundamentais: como a cultura, valores morais, éticos e religiosos, herança e outros fatores de congregação importantes.
Naturalmente, o núcleo familiar tende a aumentar com o tempo, ampliando também suas diferenças intrínsecas pois, com mais gerações sendo adicionadas, há menos interação, menos experiências comuns e menos semelhanças. Múltiplas gerações geram distintos papéis e múltiplos ramos de atividades são adicionados. A menos que sejam tomadas medidas para manter juntos os membros familiares, estes tenderão a crescer separadamente, aumentando ainda mais suas diferenças e distancias.
Com isso, perguntamos: Por que a sua família precisa de Gestão? Os bens comuns criam uma necessidade de decisão coordenada dos ativos, as decisões do futuro do patrimônio, a sucessão patrimonial e os custos envolvidos. A gestão irá assegurar a sustentabilidade e a prosperidade dos negócios familiares, da marca, seu legado, cultura e normas, mantendo o controle dos negócios, diminuindo os conflitos familiares, construindo confiança, disciplina e cooperação fazendo com que as ações e decisões sejam tomadas levando em conta o planejamento executado e os valores familiares.
A gestão familiar minimiza os conflitos e seus efeitos sobre o patriônio pois, sem controle, afeta diretamente o negócio, uma vez que cria um ambiente negativo e faz os membros da família terem que escolher um lado. Logo se estabelece confusão sobre estratégias firmadas, ineficácia devido a falta de orientações claras e incertezas sobre o futuro das propriedades e do patrimônio.
Além disso, surgem problemas em manter negócios não familiares, que não estão no planejamento e que podem afetar negativamente o desempenho financeiro dos ativos e sua gestão. 

Os valores da família, são as suas orientações comportamentais, quantitativos, éticos e morais.

Isso traz uma reflexão direta sobre como vemos a vida e a nossa família.

- Como eu descreveria os valore fundamentais que definem a minha família? 

- Quais os valores que a fazem ser diferente das outras?

- Os meus valores familiares contribuem para manter a harmonia familiar e o sucesso dos negócios (do meu negócio ou da minha família)?

- Como é que esses valores refletem no comportamento dos membros da minha família? 

- Quais os valores que eu gostaria de passar para meus filhos e as futuras gerações?

 

A Limeprime entende que uma das primeiras questões a serem discutidas e revistas, são as que envolvem valores, comportamento, harmonia e satisfação familiar como um todo. Todos os demais aspectos podem ser facilmente planejados, discutidos e aprimorados, pois derivam dessa base. Mas se você não tem, dificilmente fará uma gestão direcionada e positiva nos aspectos sociais, financeiros e patrimoniais para o futuro de seus familiares."